Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

HISTÓRIA DA FESTA DAS MAROCAS



Quem discorda da velha máxima que ‘a vida imita a arte’, precisa conhecer Belo Jardim, cidade do agreste pernambucano, que realiza a Festa das Marocas, desde 1970, inspirada na novela Redenção da extinta TV Excelsior.

Exibida entre maio de 1966 e maio de 1968, o folhetim narrava a história de algumas fofoqueiras que faziam das janelas seus ‘tribunais’ particulares de vida alheia.

Nesta época, as amigas Maria José Lima, Zélia Franklin e Conceição Augusta moravam em um cenário parecido com o da novela e possuíam a vivacidade das personagens da trama. Foi então que resolveram promover o primeiro ‘Forró de Redenção’.

Vida e arte transformaram o forró de vizinhança na ‘Festa de Redenção’ ou, simplesmente, ‘das Marocas’, que é considerada, pela Lei 13.842, Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco, desde 2009. Titulo este, somente concedido, a eventos cuja dimensão cultural e econômica já ultrapassou os limites regionais, como o Carnaval de Olinda e o Galo da Madrugada.

O evento acontece, tradicionalmente, no mês de julho e transforma a cidade em um centro de cultura popular e música, atraindo milhares de pessoas que movimentam o turismo da região e aquecem a economia nos festejos que encerram o calendário junino do Estado.

Fonte: WILDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário