Reuniões públicas, comícios e debates podem ocorrer até esta quinta (2).
Polícia orienta quanto às comemorações após o resultado das eleições.
Esta quinta-feira (2) é o último dia para exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, além da realização de reuniões públicas, comícios e debates. A divulgação paga na imprensa escrita e a veiculação de material na internet só podem ocorrer até a sexta (3). Já o uso de alto falantes, a distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, carreatas e passeatas podem ocorrer até as 22h do sábado (4).
No domingo (5), no entanto, as proibições são maiores. “No dia da eleição é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa do eleitor sobre a preferência. Pode usar um botton, um adesivo. Porém, essa manifestação tem que ser individual, não pode um aglomerado de eleitores usando, não pode uma propaganda coletiva”, destaca a promotora Eleitoral da Propaganda, Sílvia Amélia.
Ainda a partir desta quinta (2), a polícia atuará na prevenção e na repressão dos crimes eleitorais. O coronel Denys Lima, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), orienta as pessoas de uma mesma família que pretendem ir votar juntas. "Estas até podem estar vestidas com um mesmo tipo de camisa, de uma mesma cor, mas não podem estar gritando palavras de ordem".
O coronel também alerta os candidatos. "Eles podem ir com a camisa, a bandeira, mas não podem expressar, não podem gritar, chamar atenção das pessoas como se fosse uma propaganda. A PM vai estar presente ostensivamente e vai ver, com tranquilidade, se realmente aquele candidato expressa um tipo de ação que venha a configurar crime e só assim ele vai ser conduzido à presença das autoridades competentes”.
Quanto às comemorações após o resultado da votação, o comandante adianta que, em Caruaru, está sendo definido um local e horário junto às lideranças políticas para que isso ocorra de forma ordenada. "Não poderá haver festejos de forma aleatória e desorganizada, de modo que não se possa ter controle sobre. Também é preciso obedecer ao horário, já que todo o nosso efetivo estará nas ruas", acrescenta. Ainda segundo ele, a população no geral pode denunciar por meio do número 190 ou da Justiça Eleitoral.
Do G1 Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário